sexta-feira, agosto 18, 2006

O primeiro carro esportivo elétrico no mercado.

Até pouco tempo atrás, carro elétrico era sinônimo de carro lento e feio.

Lento eu já mostrei a algumas semanas que eles não são. Postei aqui o Eliica "dando um ralo" no Porsche 911. Mas em termos de design, não preciso nem comentar.

Mas neste ano as coisas estão realmente mudando para os carros 100% elétricos com o lançamento do Tesla Roadster.









Veja abaixo as características técncicas do Tesla Roadster:

Motor:
* 3-phase, 4-pole AC induction motor
* 13,500 rpm máximo
* Potência: 185 kW (equivale a 250CV)
* Torque: 180 lb-ft
* Velocidade máxima: acima de 210 km/h

Performance
* 0-100 km/h: aproximadamente 4 segundos
* 0-160 km/h: abaixo de 11 segundos
* Autonomia: 320- 400 km por carga (estimativa)
(não descobri o tempo de carga)

Transmissão:
* Duas marchas + ré (invertendo o motor)
* 1 marcha: 4.20:1
* 2 marcha: 2.17:1
* Relação final: 3.41:1

Exterior:
* Corpo: Fibra de carbono
* Comprimento: 3946 mm


Chassis: Alumínio extrudado para criar uma estrutura leve e rígida


Sistema de armazenamento de energia: Composto por algumas centenas de baterias de lithiom-ion, é o coração do carro. A situação das baterias são monitoradas continuamente pelo Sistema de Gerenciamento do Veiculo (VMS), permitindo controlar com precisão a bateria, performance e energia disponível.


Motor: Pesando menos do que 32 kg, ele produz uma potência maior que a grande maioria dos carros nacionais. Diferente dos motores a combustão, esse motor tem um alto torque a partir de 0 rpm. Veja abaixo a curva de torque:



Vídeos:




O preço ainda é bem salgado: $100k nos EUA. Mas acredito que vai começar a surgir novos concorrentes e o preço vai cair bastante.

Carro elétrico: você ainda vai ter um.

Via: TechEBlog, Tesla Motors

Um comentário:

  1. Esse Tesla Roadster é o primeiro carro elétrico BONITO que eu vejo, demais!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails