sexta-feira, julho 21, 2006

Legal> Pink Floyd (Dark Side of the Moon) sincronizado com O mágico de OZ


Quando o álbum é tocado simultaneamente com o filme de 1939 The Wizard of Oz (O Mágico de Oz, ocorrem algumas correspondências entre o filme e o álbum. Por exemplo o som da caixa registadora no princípio de “Money” aparece exactamente quando Dorothy pisa pela primeira vez a estrada dos tijolos amarelos, que é também o momento em que o filme passa de preto e branco para cores, no momento em que a bruxa má aparece é tocada a palavra black, a bater de coração no fim do álbum ocorre quando Dorothy tenta ouvir o coração do homem de lata, e muito mais. A banda insiste que isso são puras coincidências.

Quando este facto começou a vir a público em 1997, despoletou um enorme interesse neste fenómeno. Uma pequena comunidade espalhou-se à volta de vários 'sites' para explorar melhor esta ideia. Quer as correspondências sejam verdadeiras ou imaginadas, alguns fãs do álbum gostam de ver "Dark side of the rainbow", como é chamada muitas vezes esta combinação. A sincronização é conseguida fazendo pausa (de preferência a versão em CD) mesmo no principio e parando a pausa quando o leão da MGM ruge pela terceira vez. Os membros dos Pink Floyd desmentem qualquer relação entre o álbum e o filme num MTV especial sobre o grupo em 2002. Eles afirmam que não poderia esta relação ser planejada por não poderem reproduzir o filme no estúdio, visto na altura não existirem ainda os videocassetes.

Algumas lendas urbanas:

2min15s - Aparece em cena um triângulo análogo ao da capa do disco, pendurado em uma árvore.

2min50s - Dorothy vira a cabeça quando o verso "Look around and choose your own ground" é cantado.

3min55s - Dorothy se equilibra na cerca quando o verso "And balanced on the biggest wave" é cantado. O ritmo da música muda assim que ela cai da cerca.

7min55s - Os relógios de "Time" começam a tocar quando a bruxa má entra em cena com sua bicicleta.

11min - Enquanto Dorothy sai de casa, o verso "No one told you when to run, you missed the starting gun" é cantado.

13min50s - Quando o vidente diz à Dorothy que ela deve voltar para casa, é cantado o verso "Home, home again".

14min40s - Assim que Dorothy sai em direção à casa, a melodia da música muda.

15min25s - No exato momento em que o tornado aparece, "And I am not frightened of dying" é pronunciado.

15min50s - A back vocal começa a cantar meio que alteradamente quando o tornado atinge a casa. Assim que Dorothy fica inconsciente, a back vocal volta a cantar serenamente. A casa voa pelo céu enquanto a música "The Great Gig in the Sky" está tocando. Gig em Inglês é "carroagem". Pode-se dizer que é esta "carroagem" que leva Dorothy à terra dos Munchkins.

19min20s - O finalzinho de "The Great Gig in the Sky" é ligeiramente distorcido de acordo com o movimento da Dorothy ao se dirigir à porta.

19min25s - "Money" começa a tocar assim que Dorothy entra na terra dos Munchkins e o filme ganha cores. Esse foi um dos primeiros, se não o primeiro filme colorido da época, portanto uma produção um tanto quanto cara comparada a outras.

21min10s - O verso "Don't give me that do goody good bullshit" é cantado assim que a fada boa aparece na bolha.

24min - A dança dos Munchkins é um tanto quanto sincronizada com as batidas de "Us and Then".

28min40s - Sincronia PERFEITA entre os movimentos dos Munchkins e a melodia de "Us and Then" enquanto os versos "Forward he cried from the rear and the front rank died" são cantados. Repare nos braços dos Munchkins quando as palavras "cried" e "died" são pronunciadas.

29min05s - A bruxa aparece vestida de preto no exato momento em que o verso "Black and blue" é cantado. Repare que o vestido da Dorothy é azul.

29min25s - O verso "And who knows which is which and who is who" é cantado quando a bruxa boa está explicando para Dorothy que existem duas bruxas malvadas, a do leste e a do oeste. A bruxa do leste é a que estava usando os sapatos vermelhos. Ela desaparece embaixo da casa quando a fada boa retira os sapatos dela para entregar à Dorothy.

29min40s - As palavras "up, up" são cantadas quando a bruxa malvada está em cima da plataforma, e "down, down" são cantadas quando ela desce da mesma.

30min25s - A bruxa má dá uma abaixadinha, como se tivesse se assustado, quando o verso "Listen son, said the man with the gun" é cantado. Nessa mesma parte, a bruxa má aponta o dedo para Dorothy exatamente quando "said the man with the gun" é pronunciado.

33min40s - "Any Colour You Like" começa a tocar assim que Dorothy deixa a terra dos Munchkins.

37min10s - "Brain Damage" começa a tocar enquanto Dorothy conhece o Espantalho, cujo sonho é ter um cérebro. De fato, uma das falas do espantalho no filme é: "If only I had a brain...". O verso "The lunatic is on the grass" pode se referir ao espantalho.

42min25s - O sonho do Homem de Lata é ter um coração. Quando "Eclipse" acaba, pode-se ouvir um coração batendo enquanto Dorothy e o Espantalho tentam, em vão, ouvir o coração do Homem de Lata.

45min - A música é distorcida conforme o Homem de Lata se inclina.

46min15s - A melodia da música muda quando a bruxa prepara a bola de fogo. Assim que a bruxa joga a bola de fogo em direção aos três, o verso "Run, rabbit run" é cantado.

47min45s - Passos são ouvidos em "On the Run" no momento em que os três saem em direção à floresta.

48min55s - O susto que os três levam com o Leão bate exatamente com o momento em que uma risada é dada no final de "On the Run". Sincronia perfeita.

49min40s - Outra sincronia entre o movimento do Leão e a música, no momento em que ele ameaça o Homem de Lata.

49min50s - A risada do Leão de certo modo coincide com a risada na música.

57min50s - A bruxa má sai voando pelo céu em sua vassoura justamente no começo de "The Great Gig in the Sky". Detalhe: já é a segunda vez que o disco toca.

1h9min25s - "Us and Then" começa a tocar quando os quatro estão a caminho da sala do mágico.

1h19min40s - Uma das melhores partes. É quase imperceptível, mas pode-se ouvir um latido no final "Any Colour You Like" assim que o cão late para os três.

1h33min55s - Os relógios de "Time" começam a tocar exatamente no momento em que as pessoas começam a acenar para o balão em que o mágico está. Mais uma sincronia perfeita. É a terceira vez que o disco toca.

1h39min45s - "home, home again" é cantado quando Dorothy percebe que está em casa novamente.

O filme termina junto com a música "Time"

Veja abaixo o video completo (Graaaaande) do filme sincronizado com o disco e tire você mesmo as suas conclusões:




Outras curiosidades:

Na capa do disco, a figura mostra um raio de luz branca atravessando o prisma e dividindo-se em vários outros raios nas cores do arco-íris. Na contra-capa, aqueles mesmos raios coloridos passam pelo prisma, dessa vez de ponta cabeça, e voltam a ser o único raio de luz branca exatamente no ponto de partida do raio de luz branca da capa. Curiosamente o filme começa em preto e branco,fica colorido e depois volta a ficar preto e branco no final.

Um operador de iluminação morreu enforcado nos fios ao cair de um andaime na produção do filme. A MGM negou o fato por um tempo. A música "Breath" pode ser uma homenagem a ele.

O Pink Floyd lançou uma versão ao vivo de "The Dark Side of the Moon" em 1994, o "Pulse". Na capa desse disco, mais precisamente no olho desenhado, é possível identificar facilmente a bicicleta da bruxa má, a Dorothy com seus sapatos vermelhos e,com um pouco mais de trabalho, outros personagens do filme. Esconder essas figuras na capa do "Pulse" foi o mais perto que o Pink Floyd conseguiu chegar de revelar o seu segredinho à humanidade. Depois disso já não há mais dúvidas.

Devido ao LP original ter dois lados, havia uma pausa entre "The great gig in the sky" e "Money". Alan Parsons acrescentou um pequeno 'crossfade' entre estas duas faixas. A nova mistura foi supervisionada por James Guthrie e Doug Sax.

Em prensagens de CDs mais recentes muita gente julgou ouvir uma versão orquestral escondida de "Ticket to ride" dos Beatles a seguia a "Eclipse". Não se sabe a que se deve este problema mas julga-se ser um problema de gravação. O álbum pirata "A tree full of secrets" inclui uma versão amplificada deste evento.


fonte: wikipedia

2 comentários:

  1. Caramba!!! Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto. É certinho...

    ResponderExcluir
  2. puxa...
    muuuuuuuuito legal!!!
    coincidências???
    não, eu não acredito em coincidências...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails