sexta-feira, julho 28, 2006

Formula 1> Senna X Prost


Quem gosta de Formula 1 e tem mais de 20 anos deve se lembrar dos memoráveis GP de Suzuka de 1989 e 1990.

Para quem não se lembra, em 89 o francês, Alain Prost, ganhou o titulo batendo no carro do Senna na volta 46 de 53. Prost abandonou a prova e Senna ainda deu uma volta com o bico do carro quebrado, passou Nannini e venceu a corrida, mas foi desclassificado (polêmico!).

Em 90 o Senna teve a sua revenche. A situação era oposta. Caso ninguém pontuasse, Senna ficaria com o titulo. O resultado disso foi que Senna e Prost bateram na primeira curva e o título ficou com o Brasiliero. Senna bicampeão!

Selecionei alguns vídeos que mostram esses “bons” momentos da formula 1:

Esse foi o acidente de 1989. Ambos pilotavam a McLarem. Senna coloca por dentro da curva mas Prost fecha a porta.


Esse outro video é bastante curioso. Trata-se do briefing do GP de Suzuka de 1990. O Senna ficou bravo, pois ele queria que o pole (ele) largasse do lado esquerdo do grid porque tinha mais “grip”. Os dirigentes da prova negaram o pedido de Senna e ele, mesmo sendo pole position, teve que largar do pior lado.


Largando no pior lado, foi inevitável que Prost (na Ferrari) saísse na frente. O que aconteceu depois vocês podem ver no vídeo abaixo.

Para encerrar, segue um vídeo com alguns “pegas” desses dois gênios.


"Alain corria riscos calculados. Ayrton certamente examinava e então guiava, direto ao limite. Apesar das muitas diferenças, eles também tinham semelhanças. Os dois eram pilotos muito cerebrais, grandes "pensadores". A rivalidade Senna-Prost foi boa para a F-1. Ela tornou o esporte mais noticiado e atraiu atenção." - Frank Wilians

"Para ser honesto, estava cansado de fazer o trabalho de Ayrton por ele (em 1990). Enquanto ele tirava três meses de férias no inverno (europeu), eu completava milhares de quilômetros testando. Então informei à equipe durante a temporada que não queria estender meu contrato" – Prost explicando porque saiu da McLarem e foi para Ferrari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails