quarta-feira, agosto 01, 2007

Eu tento fazer a minha parte.

Recebi ontem, através de uma lista de discussão que participo, a mensagem abaixo. Achei tão boa que resolvi postar aqui. Vale a pena a leitura para reflexão.

"É de conhecimento de todos que os governantes do nosso Brasil amado tupiniquim não são os melhores administradores do nosso dinheiro público. Os casos de apropriação indevida do nosso patrimônio são amplamente divulgados e todos nós nos perguntamos porque ninguém faz nada. A palavra de vez é a impunidade. Este é o país do tudo pode. A pergunta fundamental é: porque tudo pode? Como pode ninguém fazer nada?

Começa com uma característica fundamental da nossa cultura. Todos se sentem roubados e no direito de roubar também. Se ele faz, eu também posso. É o único jeito de sobreviver. Se eu não fizer, quebro. São argumentos fortes mas que explicam muito sobre como nosso país funciona.

Quando um pirateia, rouba de quem criou. Quando um sonega, rouba dos que pagam impostos. Engana-se quem pensa que ao sonegar está tirando dinheiro do governo que não faz nada. Está na realidade tirando dinheiro de todos os outros que pagam impostos e em essência estão pagando sozinhos a conta da sua rua mal asfaltada (mas asfaltada), da sua educação precária (mas existente), da sua saúde pública de quinta (mas de alguma forma viável), do seu governo inoperante (mas governo). Está também ajudando a construir um modelo competitivo desleal no qual sobrevivem apenas os que roubam. Como é possível construir um país melhor com uma mentalidade destas?

Que tipo de exemplo queremos criar para as gerações futuras? Que tipo de país queremos construir? Colocar a culpa nos que estão no poder é simples. Fazer a coisa certa parece difícil mas não tão complexo assim. Se não consegue pagar todos os impostos hoje, pague mais hoje do que pagou no ano passado. Algum dia estará pagando todos sem ter quebrado. O que precisamos é de gente disposta a mudar de atitude. Se a atitude não mudar, as gerações futuras serão iguais à atual.

E sobre o governantes corruptos? Vote melhor. Fique indignado. Cobre soluções. Candidate-se. Eduque as gerações futuras para governarem bem. Mas não dá para cobrar soluções enquanto se iguala aos picaretas do planalto nas suas práticas empresariais. Atitudes coerentes são o passo inicial para qualquer projeto de mudança. A não ser que não queremos que nada mude, ai não adianta ficar reclamando.

Engraçado que muitos ficam indignados com um vendedor pela internet que é picareta. Se sentem enganados e roubados. Ameaçam mobilizar "amigos de várias autarquias do MP, Polícia Civil e Federal". Mas poucos se enervam com os que defendem abertamente a sonegação, pirataria ou esquemas de importação paraguaios por baixo do pano. Como podem depois sentar à mesa do bar e bradar protestos de indignação com a impunidade vigente no país? Nós somos os culpados. Nós toleramos a impunidade.


Eu tento fazer a minha parte e dormir tranquilo. Talvez nunca veja a mudança completa, mas tento fazer minha parte. Tenho vergonha dos políticos do meu país e muitas vezes tenho vergonha de partes do povo do meu país. Quero um país melhor para meus filhos e tenho consciência de que a responsabilidade é minha. Se não fizer minha parte como posso cobrar isso dos outros?


Abraços indignados

Robert
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails