quinta-feira, agosto 02, 2007

Despedida de uma mãe

Querido filho Rospierre,

Toda mãe sabe que educa seu filho para a Vida, para o Mundo, mas todas nós temos a esperança de conviver com vocês até o término de nossa vida nesta terra. E eu não sou uma exceção. Rospierre, você foi fruto da união e do amor de Rosa e Pedro. Por isto decidimos que seu nome seria Rospierre (Ros + pierre), um nome diferente que você sempre prestigiou e aprovou. E você foi sempre um menino e um rapaz feliz, de modos cativantes, prestativo, um raio de sol que iluminava e aquecia os ambientes, fazia amigos por todos os lugares onde passava. Fomos companheiros de viagens e aventuras nestes 33 anos de convivência: estudamos juntos, fomos escoteiros, fizemos trilhas com jipes juntos. Apesar de mais velha, você sempre me incentivava a viver plenamente estas aventuras e foi também meu professor de informática, ensinando-me como usar um computador e os serviços que este oferece. Estes momentos estão registrados em fotos que você fazia questão de tirar, pois fotografar era um de seus "hobbies". Quando agora, a amargura e a tristeza ameaçam me envolver, penso em você e confio firmemente em Deus, que meu deu a oportunidade de aproveitar estes 33 anos junto com você.
Orgulho-me do que você deixou aqui neste mundo: um conceito de alegria, bondade, amor e honestidade; infelizmente tão raros nos dias de hoje, mas que seguirão vivos em nossos corações e memórias, inspirando a mim, a seu pai, a seus irmãos e a todos que o conheceram e o amaram como eu.
Foram momentos trágicos e sofridos quando vi pela televisão o trágico acidente, e preocupada, com o coração apertado (apesar de saber que sua volta de Porto Alegre estava prevista para o dia seguinte), procurei saber mais notícias através da sua noiva Renata e de seus amigos na empresa em SP e em Moc. Durante a madrugada do dia 18, após uma noite insone, tive então a confirmação de que você, terminando mais cedo seu trabalho, infelizmente estava entre as vítimas do acidente, ao ler seu nome na TV. Quase desfaleci, mas sabia que tinha de tomar providências, ser consciente, dar o remédio para a vovó, que também é sua madrinha, e dar-lhe a notícia. Momento muito difícil, mas fiquei serena e procurei ajudar aos demais familiares, a seu pai, que estava em Londres e que o tinha como companheiro de serviço e de lazer nos jogos de tênis, e seus irmãos mais novos que se amparavam nos seus conselhos e no seu afeto. Não fiquei satisfeita com a TAM, que não só se esqueceu de me comunicar, como também não me deu a assistência que eu precisava, mas fui à luta e, junto com sua irmã, fomos a São Paulo para levar a documentação necessária à identificação, e só lá tivemos a ajuda do serviço Peace (ONG organizada pela TAM), que com boa vontade e paciência nos atenderam, embora nem sempre estivessem informados sobre onde irmos e o que precisávamos saber, principalmente sobre como tornar mais rápida a identificação das vítimas. Aqui, em Belo Horizonte, estou abandonada pela empresa que não nos dá qualquer informação. Agrediu-me também a insensibilidade das autoridades que, pensando somente em seus interesses, demoraram a tomar providências e nunca apresentaram sentimentos a mim, e, pelo que sei, a nenhuma das demais famílias. Contudo, meu querido filho, sei que seu espírito imortal continua vivo e intacto, e meu (por que não dizer, nosso) anelo é que a sua morte e de todos os outros não tenha sido em vão, e que finalmente as autoridades e pessoas de influência do país tomem providências, em todos os sentidos e não somente no tráfego aéreo, para evitar que outras mães e famílias brasileiras passem também pela sensação de falta e sofrimento que estamos passando. Se esta realidade se concretizar, se o país melhorar neste aspecto, sinto que você, Rospierre, e os demais terão sido úteis a seus irmãos brasileiros, e tenho a convicção que você, eu, nossa família e as demais famílias enlutadas, ficaremos mais confortados e conformados.

Até sempre, querido filho,

Rosa Maria Vilhena Bastos
(mãe de Rospierre Vilhena Bastos)

Por renbrant: Fica aqui os meus sentimento a todos os familiares daqueles que faleceram nesse terrível acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails