segunda-feira, setembro 25, 2006

Não vamos "agredir" o nosso português.

Todo mundo já ouviu estas bobagens "n" vezes.

Agora alguém se preocupou em juntá-las e esclarecê-las.

Um verdadeiro serviço de utilidade pública...

 

Evite dizer:

  ·   Menas (sempre menos)

  ·   Iorgute (iogurte)

  ·   Mortandela (mortadela)

  ·   Mendingo (mendigo)

  ·   Trabisseiro (travesseiro)

  ·   Trezentas gramas (é O grama e não A grama)

  ·   Di menor, di maior (é simplesmente maior ou menor de idade)

  ·   Cardaço (cadarço)

  ·   Asterístico (asterisco)

  ·   Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa)

  ·   Adevogado (advogado - com d mudo)

 

E lembre-se também:

  ·   Mal – Bem

  ·   Mau – Bom

  ·   A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA nascer, brotar

  ·   O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos

  ·   Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA

  ·   O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO

  ·   "FAZ dois anos que não o vejo" e não "FAZEM dois anos"

  ·   POR ISSO e não PORISSO

  ·   "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM"

  ·   "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."

  ·   PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA (deixe isso para o Zé Dirceu)

  ·   A PARTIR e não À PARTIR

  ·   Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, comprar ou comer (mim não conjuga verbo;  apenas "eu, tu eles, nós, vós, eles")

 

As pronúncias:

  ·   CD-ROM é igual a ROMA sem o A

  ·   Não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka, etc).

  ·   ROM quer dizer read only memory - memória apenas para leitura

  ·   HALL é RÓL não RAU, nem AU.

 

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING:

  ·   Não é eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e CORRETO)

 

Mais algumas:

  ·   Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário.

Isso é Xuxismo, "Hebe"steira...

  ·   O certo é CUSPIR e não GOSPIR

  ·   Não fale estou "soando" referindo-se ao calor...

O certo é suando, com "u", pois quem "soa" é sino!

  ·   Ao responder a um agradecimento, diga simplesmente "de nada" e jamais "obrigado eu"

 

Mande aos seus amigos e inimigos.

Se circula tanta bobagem pela internet, porque não circular coisa útil?

 

Texto enviado por Antonio Sérgio Chechim

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails