domingo, setembro 14, 2008

GP da Italia 2008: Show de Hamilton e Vettel

Isso mesmo. SHOW!

Não estou entendendo porque estão crucificando o inglês. Se ele é gênio ou não, é outro papo, mas que ele fez uma corrida genial, ele fez.

Tá certo que ele deu um "chega-pra-lá" no Glock, bateu roda com o Weber e outras coisinha mais, mas se coloque na posição dele. Era tudo ou nada. Para ganhar campeonato é preciso usar de todos os artifícios. Isso faz parte da corrida.

Vocês se lembram das brigas entre Senna e Prost nos GPs do Japão de 89 e 90?

Primeiro em 89 Prost fecha a porta e bate no carro do Senna, e com isso é campeão mundial:



No ano seguinte a situação era invertida. Senna coloca o carro por dentro e "deixa bater".



Sem citar o cara que foi mais chamado de "Dick Vigarista". Não é a toa que ele também foi o maior campeão de todos os tempos. É óbvio que estou falando do Schumi.

Isso faz parte do espetáculo.

Adaptando a famosa frase: "Meninos bons vão para o céu, Meninos maus são campeões do mundo". hehehe

Quem não quer ver fechadas e batidas, vai assistir corrida de autorama.

Então, deixo aqui o meu agradecimento ao Hamilton por ter proporcionado tantas emoções neste final de semana e ter dado um show.

Parabéns a McLaren pela estratégia de recuperação impecável e para o "novato de podium" Vettel.

É bom a Ferrari começar a queimar os neurônios, porque vai ficar complicado para o Massa fazer tudo sozinho.

terça-feira, setembro 09, 2008

GP da Belgica 2008: Dois pesos duas medidas.

Pelo que eu entendi, o Hamilton foi punido por utilizar a parte externa da pista para obter vantagem e depois disso, não ter devolvido completamente essa vantagem.

Pergunto: Na largada, vários outros pilotos se aproveitaram da área externa da pista para obter vantagem e depois não devolveram a mesma. Eles não deveriam ser punidos?

Se houvesse brita, como antigamente, eles certamente ficariam encalhandos.

Veja o vídeo (com uma qualidade péssima) e tire as suas próprias conclusões:

segunda-feira, setembro 08, 2008

GP da Belgica 2008: Ferrari sem estratégia!

Eu estava muito tempo sem postar nada sobre F1, mas depois dessa corrida eu não me contive.

É óbvio que eu fiquei muito feliz a vitória do Massa graças a punição do Hamilton e a "c...da" do Raikkonen, mas eu senti que faltou algo.

Eu digo isso porque acredito que seria possível a Ferrari entregar essa vitória para o Massa com uma estratégia mais inteligente. Alias, eu tenho a impressão que estratégia é algo que não existe mais na Ferrari.

Acompanhe o meu raciocínio:

A julgar pela diferença de desempenho das duas Ferraris no início do GP, eu acredito que o carro do Massa tinha umas 3 ou 4 voltas a mais de combustível que o do Raikkonen. O Hamilton parou na volta 11 e o Finlandês na volta seguinte. quando ambos voltaram no meio do "bolo" eu pensei comigo mesmo: Agora o Massa vai dar as 3 ou 4 voltas a mais, com a "pista limpa" e vai poder voltar na frente. A minha esperança durou pouco, pois o Massa parou na volta seguinte e colocou praticamente a mesma quantidade de combustível do Kimi. Assim, conclui que as duas Ferraris largaram iguais.

A minha surpresa veio quando, na segunda parada, o Brasileiro parou 3 voltas depois que os outros dois! De onde surgiu esse combustível? Nessa parada, essas voltas extras não ajudaram muito, porque os lideres conseguiram abastecer e voltar com pista limpa. Será que ele não conseguia dar essas 3 voltas a mais na primeira parada? Seria muito mais útil!

Mas, na minha opinião, esse não foi o maior erro.

Faltando 6 voltas para o final, começou a cair gotas na pista, e faltando 4 (volta 40) a chuva realmente começou. Nesta hora, o Massa estava 6 segundos atrás do Hamilton, 33s a frente do Alonso e 43 a frente do Bourdais. Na volta 41, o cenário era o mesmo, porém a chuva estava aumentando. Pergunto: Porque a Ferrari não chamou o Massa para colocar pneus de chuva??? Na pior da hipóteses, ele iria perder uns 27 segundos na parada (só trocar pneus) e voltaria na mesma posição. Sem contar que todos sabiam que o Alonso também iria parar. Era "risco zero"!

Faltando duas voltas para terminar a corrida, a chuva chegou e o tempo médio das voltas caiu de 1:50s para 2:26s.

Mas como eu disse, não existe estratégia na Ferrari deste ano!

Quem "arriscou" essa estratégia, foi Nick Heidfeld. Resultado: nas últimas duas voltas, enquanto todos rastejavam na pista, ele ultrapassou 5 carros e pulou de nono para terceiro. E falo mais uma coisa, se essa corrida tivesse mais uma volta, ele iria passar o Massa e o Hamilton porque a diferença era de 58s na volta 43, caiu para 23 na última .

Bom, nos resta torcer para que as qualidades do Massa superem essa Ferrari sem estratégia.
Related Posts with Thumbnails