Depois de esperar abaixar a poeira das polemicas do GP da Espanha e de ler bastante a respeito, acho que cheguei a minha opinião.
A pergunta que não quer calar é: "Brawn sacaneou o Rubinho, ou não".
Antes de dizer a minha opinião, só vou citar alguns números que notei pesquisando o Inforace.
Note na imagem abaixo, que o tempo acumulado de pitlane do Barichello foi de 68,884 segundos (somando as 3 paradas) enquanto o Buton perdeu 50,767 nos seus dois pits. Assim, o brasileiro perdeu 18,119s em sua estratégia, com relação a estratégia do inglês
Uma volta antes da segunda parada de Barrichelo, na volta 30, ele já tinha construido uma vantagem de 13,594s. Lembro que esta vantagem foi composta por:
- 2,157 segundo no box
- 11,437 na pista
Isso quer dizer que Rubinho abriu uma média de 0,3813s por volta.
Até aí, estava tudo bem. Mesmo com a mudança de estratégia do Buton, se Rubens continuasse abrindo nessa média, ao final de 66 voltas, ele abriria um total de 25s, terminando assim com um saldo positivo, mesmo com os 18,2s perdidos no pit extra. Lógico que não podemos esquecer tambem que cada pit do Barrichelo é pelo menos 1,5s mais rápido que o do companheiro.
Até aí, a estratégia de Brawn não estava tão errada assim. A corrida ainda estava nas mãos do Brasileiro.
Depois da sua segunda parada, Rubinho volta 8,8s atrás do Button. Mas essa segunda perna "longa" do inglês foi muito boa e ele, mesmo com pneus macios velhos, conseguiu abrir para 12s a diferença. Na volta 48, finalmente Button faz sua segunda parada.
Aí eu ainda tinha esperanças, porque nessa hora Button ia colocar o pneu duro e sair com tanque cheio, o que significaria que Barichello iria tirar uns 2s por volta. Se o Bachicello ficasse 6 voltas nessa situação, iria "zerar" a diferença. Mas para minha surpresa, ele parou duas voltas depois e voltou 8s atras.
Não seria o grande trunfo da estratégia de 3 paradas, fazer uma perna com pneus duros menor? Essa eu não entendi. Se a diferença da volta com pneu mole para volta com pneu duro é de 2 a 2,2 segundos, porque Rubinho não fez uma terceira perna bem longa e a quarta bem curta? Ele ficou só uma volta a mais que o Button com pneus moles!!!
Ainda para ajudar, o carro do Button se adaptou melhor com esses pneus e ele ainda abriu 14,5s.
Portanto eu acho que o Rubinho ter andado apenas uma volta a menos com pneus duros (ruins), que o seu companheiro de equipe, em uma estratégia de 3 paradas, só pode ter sido sacanagem da equipe.
Concordo em genero, numero e grau
ResponderExcluirAbs
Zé
fabio seixas nao ppercebe nada daquilo mesmo!o cara e contra e acabou!arranja o injustificavel para fazer com que rubinho seja mais fraco que seu companheiro de equipe!gostei muito do grafico!parabens!
ResponderExcluirTambém penso assim.
ResponderExcluirVide o Webber o quanto se deu bem por encurtar o último trecho com pneus duros. Mais 1 voltinha passaria o Barrichello também...
Abrc
Joe